Decidir entre lançar-se na jornada do empreendedorismo ou continuar como colaborador em uma empresa é uma das escolhas mais significativas na vida profissional de uma pessoa. Cada caminho tem suas vantagens e desafios, e entender as nuances de cada um pode ajudar a pensar com mais clareza no futuro.
Ser um Empreendedor
Empreender oferece a liberdade de construir algo próprio, a possibilidade de moldar o futuro da sua empresa e de ter maior controle sobre suas decisões e, principalmente, de tempo. No entanto, também traz desafios significativos, como a necessidade de lidar com incertezas financeiras, a responsabilidade total pelo sucesso ou fracasso do negócio, e o risco de esgotamento ao tentar equilibrar todas as funções que um negócio demanda. Muitas vezes, o novo empreendedor cai na armadilha de acreditar que suas habilidades técnicas são suficientes para garantir o sucesso do negócio. No entanto, gerir uma empresa requer habilidades de gestão, liderança, e visão estratégica – áreas que muitas vezes não são a prioridade inicial dos novos empreendedores.
Além disso, é crucial que o empreendedor analise como lida com fatores como autodisciplina e auto produtividade. Sem a estrutura de uma empresa, o empreendedor precisará de um alto nível de autocontrole para organizar sua rotina, manter o foco e garantir a continuidade do negócio. A capacidade de ser produtivo de forma consistente e disciplinada é um dos maiores desafios para quem decide empreender.
Ser um Colaborador
Por outro lado, permanecer como colaborador oferece mais estabilidade e previsibilidade, com a segurança de um salário fixo, benefícios, e uma estrutura de trabalho estabelecida. Há menos riscos financeiros envolvidos, e muitas vezes, você pode se concentrar em desenvolver suas habilidades em uma área específica sem a pressão de administrar todas as facetas de um negócio. Entretanto, a desvantagem pode ser a falta de autonomia para tomar decisões, uma hierarquia que pode limitar a criatividade e inovação, e o potencial de sentir-se estagnado em um caminho de carreira que não oferece a mesma liberdade ou desafio que o empreendedorismo.
Escolhendo o Caminho?
Escolher entre empreender ou continuar como colaborador em uma empresa depende de muitos fatores, incluindo sua tolerância ao risco, suas ambições pessoais, e o estilo de vida que deseja manter. O empreendedorismo não é apenas sobre ter uma boa ideia ou ser tecnicamente habilidoso – é sobre entender o que realmente significa gerir um negócio e estar preparado para os desafios que vêm com ele e saber se isso é o que busca ou não.
O mais importante é que suas escolhas, independente de qual seja, empreender ou não, estejam alinhadas com seus valores, objetivos, e visão de futuro.
Como apresentado no post anterior sobre empreendedorismo, é possível aplicar uma mentalidade empreendedora mesmo como colaborador em uma boa empresa, partindo do pressuposto que o colaborador esteja trabalhando em empresa que esteja alinhada com os seus valores. Caso não seja o caso, hora de repensar.
Leitura Recomendada – Se você quer se aprofundar mais no tema do empreendedorismo e entender melhor os desafios de se tornar um empreendedor, recomendo a leitura do livro “The E Myth” de Michael E. Gerber. Esse livro oferece uma visão prática sobre os mitos do empreendedorismo e como construir um negócio sustentável, além de explorar as armadilhas comuns enfrentadas por novos empreendedores.
