No post anterior, exploramos os primeiros passos para começar a estruturar o seu negócio. São itens que fazem parte de um Plano de Negócio, mas que é um documento bem mais completo. Agora, vamos detalhar os primeiros cinco pontos para te ajudar a criar uma base sólida.
1. Definição do Negócio
Antes de tudo, é fundamental saber exatamente qual tipo de negócio você quer abrir. Pergunte-se:
Que problema eu quero resolver? – Olhe o entorno e identifique quais os problemas e dificuldades que existem e precisam de solução. Esse olhar serve inclusive para aqueles que já possuem um negócio e querem ampliar os seus nichos de atuação, agregando outros produtos ou serviços ao seu escopo principal.
Quem são meus clientes? Definir isso claramente vai orientar todas as suas próximas decisões, como personalização do escopo para um alcance desse nicho. Caso você tenha dificuldade de fazer essa definição, comece com quais clientes você não quer atender, pois já vai eliminar um grupo da lista.
2. Produtos e Serviços
Agora que você sabe o que o seu negócio vai resolver, pense em como. O seu negócio vai oferecer produtos e/ou serviços? E como você vai se destacar no mercado (a definição dos clientes ajudará aqui também)? Inovar e entender o que seu cliente realmente precisa será o diferencial.
3. Localização e Forma de Operação
Se o seu negócio for físico, qual a melhor localização? Pense no fluxo de clientes, nos custos e na acessibilidade. Isso pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio, principalmente se ele depender do fluxo de clientes para que o seu negócio seja “encontrado” pelos clientes.
Se for online, qual a melhor plataforma para alcançar seu público e como ela funciona, vantagens e desvantagens? Definir isso desde o início vai te poupar problemas futuros.
4. Recursos e Equipamentos
Que recursos são necessários para começar? Faça uma lista dos equipamentos e serviços que serão necessários para aquisição/contratação.
Dica: Essa análise pode ser feita para além do início, como um prazo de um ano ou dois a frente. Trabalhando com um horizonte maior, você pode iniciar com o básico mas já se preparando para aquelas aquisições que precisarão ser feitas em um futuro próximo para a longevidade do negócio.
Além disso, verifique se você ou sua equipe têm o conhecimento necessário para operar os recursos levantados ou se será necessário algum investimento com treinamentos específicos.
5. Estrutura e Funcionamento
Por fim, pense na estrutura do seu negócio. Você vai trabalhar sozinho ou precisará de uma equipe? Qual será o horário de funcionamento?
Essas decisões vão definir como seu dia a dia será organizado e garantirão que você consiga atender bem seus clientes.
Estes primeiros cinco pontos ajudarão a estruturar a base do seu negócio e garantir que você comece com o pé direito. Obviamente, eles terão maior ou menor complexidade dependendo do negócio.
O ideal é que todas as pesquisas e definições feitas para o seu negócio fiquem organizadas em um único lugar para facilitar a consulta e visualização.
Quanto ao Plano de Negócio mencionado no início, ele é uma estrutura mais complexa que contém vários outros pontos, além do que iremos abordar, mas podemos detalhar essa estrutura futuramente.
No próximo post, vamos continuar detalhando o plano, focando em finanças, marketing e desafios.

